Segunda-feira, 27 de setembro de 2021
informe o texto a ser procurado

Artigos / Luciano Vaccari

Da informação ao conhecimento

24 Jun 2021 - 09:26

A era do conhecimento não está materializada apenas nos modernos aparelhos de smartphones, ela se concretiza justamente no abstrato, na tecnologia e na hiperconectividade das pessoas. A possibilidade de acessar e compartilhar dados o tempo todo e em quase todo lugar é a grande chave para superar as barreiras ainda existentes e experimentar modelos mais eficientes, sejam de processos, de produção ou de vida.

Voltando na história, a civilização é marcada por suas revoluções. A primeira delas, a agrícola, foi justamente a que viabilizou a sistematização do cultivo de plantas e criação de animais colando fim ao meio de vida nômade. É o surgimento das primeiras sociedades.

Com o tempo, a revolução industrial chega marcando a produção em massa a partir do uso de máquinas, o que também garantiu o aprimoramento das técnicas agropecuária, permitindo assim aumentar a escala de produção de alimentos e intensificar o processo de urbanização da sociedade.

Por fim, veio a revolução digital, e com ela a integração em rede das pessoas e das máquinas permitindo que as informações sejam compartilhadas sem limitações geográficas, sociais ou temporais. E esta revolução tem reverberado, mais uma vez, lá no campo.

Recentemente foi lançado o Observatório da Agropecuária Brasileira, um portal que disponibiliza a integração, a gestão e o acesso às informações estratégicas para o setor. É uma multiplataforma desenvolvida a partir de dados estatísticos e geoespaciais que poderão ser utilizados por pesquisadores, investidores, produtores rurais, indústrias e consumidores de todo o mundo. É uma revolução.

Todas essas informações disponíveis agora precisam ser transformadas em conhecimento. A partir deste banco de dados, o setor produtivo poderá planejar de forma muito mais assertiva seus investimentos, reduzindo os riscos e melhorando os resultados. Assim, o setor pode utilizar as informações na construção de estratégias.
Em meio à tanta inovação, o grande desafio é transformar este volume de informação em conhecimento. O campo e a cidade precisam estar conectados para que a era digital seja de fato uma revolução para melhorar a civilização moderna.
Luciano Vaccari

Luciano Vaccari

Graduado em gestão de agronegócios, tem sua trajetória profissional marcada por um histórico de serviços prestados ao AGRO nacional. Liderou institucionalmente, importantes processos que levaram a consolidação de políticas públicas, melhoria de renda e agregação de valor para a cadeia da agropecuária.

Atuou como membro da Câmara Setorial da Carne do MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Conselho Diretor do GTPS - Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável, da Comissão de Defesa Agropecuária Animal do IPA - Instituto Pensar Agro, do IMAC - Instituto Matogrossense da Carne.

Coordenou o processo de estadualização da ACRIMAT - Associação dos Criadores de Mato Grosso, ocupando o cargo de diretor executivo. Foi diretor executivo da ABRASS - Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja.
ver artigos

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet