Quarta-feira, 12 de agosto de 2020
informe o texto a ser procurado

Artigos / Lucimara Chiari

Lucimara Chiari
Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual de Londrina (1996), mestrado em Genética e Melhoramento na mesma instituição (1999) e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2003).

Foi bolsista recém-doutor do CNPq na Universidade Federal de Minas Gerais (2003-2004) e bolsista de desenvolvimento científico regional CNPq/FUNDECT na Embrapa Gado de Corte (2004-2006), onde recebeu dois prêmios pelos trabalhos realizados no gênero Stylosanthes.

Em novembro de 2006, passou a integrar o quadro de pesquisadores da Embrapa, lotada na Embrapa Gado de Corte, atuando na área de Biotecnologia de Plantas Forrageiras. Atualmente, é Chefe-Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Gado de Corte (2014-atual) e Presidente do Comitê Técnico Interno - CTI (2014-atual) e do Comitê Local de Publicações (2020-atual) da Unidade.

 Participou e ainda participa de várias comissões e comitês internos: Comitê Técnico Interno (2009-atual), Comitê Local de Publicação (2008-2010 e 2014-atual); Comissão Interna de Biossegurança (2007-2019); e Comitê Local de Propriedade Intelectual (2014-atual). No âmbito da Embrapa, foi membro do Comitê de Avaliação de Desempenho Institucional, ano base 2016; Comitê de Avaliação de Desempenho Institucional, ano base 2017; e do Comitê de Avaliação das Agendas de Destaque em PD&I de 2018.

Externamente à Embrapa, participa como membro titular da Comissão Nacional de Pecuária de Corte da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil); membro titular do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) em Campo Grande-MS; membro suplente do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (COSUP); e membro suplente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) em Campo Grande-MS.

Na pesquisa, lidera o projeto Genômica Funcional e Estrutural de Espécies Forrageiras Tropicais, aprovado no Sistema Embrapa de Gestão (SEG), e participa ativamente de outros oito projetos em andamento, aprovados no âmbito do SEG e de outras instituições de fomento a CT&I. Principais instituições nacionais parceiras: UNIPASTO, Unicamp, UFMS e UFGD.

No âmbito internacional, foi líder de um projeto de Cooperação Internacional Embrapa/INTA (Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria) (2012-2015) e possui parceria em andamento com o Japan International Research Center For Agricultural Sciences (JIRCAS), desde 2014; também atuou em parceria com o Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT). Atua como colaboradora do curso de doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede Pró-Centro Oeste; coorientou alunos de pós-graduação na UNICAMP, UFMS, UNESP-Jaboticabal e UEM; e de graduação na UFMS, UFGD, UCDB e UNIDERP-ANHANGUERA.

Atua como consultora ad hoc de projetos de PD&I na Embrapa e em fundações de amparo a pesquisa: Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul ? FUNDECT; Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do estado de Santa Catarina ? FAPESC; Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal ? FAPDF; e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ? FAPESP; e também atua na revisão de artigos técnicos-científicos para as revistas Ciência Rural e African Journal of Agricultural Research, além das publicações da Série Embrapa.

Contribuiu com mais de 200 publicações técnico-científicas: artigos em revistas indexadas, capítulos de livro, resumos simples e expandidos em anais de congresso, além de outros tipos de publicações como as da Séri
 
 
Sitevip Internet