Quinta-feira, 15 de abril de 2021
informe o texto a ser procurado

Notícias / Clima & Temperatura

Previsão do tempo indica chuva com granizo nesta quarta-feira

De acordo com a Somar Meteorologia, as precipitações devem pegar do norte do Rio Grande do Sul ao Paraná e as regiões Centro-Oeste e Sudeste

12 Jan 2021 - 11:58

Previsão do tempo indica chuva com granizo nesta quarta-feira

Foto: Ilustração/Internet

A passagem de uma frente fria trouxe chuva forte ao Rio Grande do Sul e alguns transtornos para os produtores gaúchos. Em Alegrete, o volume passou de 50 milímetros, e os ventos chegaram a 86 km/h em Caçapava do Sul. Produtores de hortifrúti registraram estragos nas lavouras, já muitos sojicultores acharam a umidade bem-vinda.

Mesmo com a passagem das frentes frias ainda existe muita irregularidade na distribuição destas chuvas. Os produtores de fumo do leste do Rio Grande do Sul, por exemplo, estão sendo penalizados pela estiagem que afeta o estado desde a primavera.

Previsão do tempo para os próximos dias

Nesta quarta-feira, 13, a chuva já vai embora de grande parte das áreas agrícolas do Rio Grande do Sul e o tempo volta a ficar firme, por causa do avanço de uma massa de ar seco.

A presença de um sistema frontal na altura do Paraná em direção a São Paulo organiza um corredor de umidade da Amazônia, garantindo pancadas de chuva desde o norte do Rio Grande do Sul até o Paraná e em boa parte do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. A chuva pode ser forte, intercalada com períodos de melhoria, trovoadas e eventual granizo, além de ventos entre 50 e 60 km/h. Também tem previsão de chuva a qualquer hora do dia e o tempo fica mais fechado na faixa leste do Paraná e de São Paulo.

“Atenção aos elevados acumulados previstos desde o norte de Santa Catarina até o sul de Minas Gerais, o que pode gerar transtornos, como alagamentos, em áreas de risco”, diz Willians Bini, meteorologista da Somar.

Segundo a previsão do tempo, a chuva continua na forma de pancadas no Norte e Nordeste do Brasil e, desta vez, pode chover pontualmente também no sertão nordestino e agreste.

Na quinta-feira, 14, a entrada de uma massa de ar mais frio e seco pelo sul do país ajuda a diminuir as instabilidades em relação aos dias anteriores e também muda a direção dos ventos para o quadrante sul, amenizando a sensação de calor na região Sul. A temperatura chegou a 40,3 °C em Rio Pardo no início desta semana.

No entanto, ainda tem previsão para eventual chuva isolada entre o norte do Rio Grande do Sul até o Paraná. Já a frente fria organiza muita chuva no Sudeste e Centro-Oeste, aponta a previsão do tempo. Também chove de forma espalhada em boa parte do Nordeste e Norte.

Canal Rural com Somar Meteorologista

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet