Quinta-feira, 15 de abril de 2021
informe o texto a ser procurado

Notícias / Economia

Dólar opera em alta nesta quarta

13 Jan 2021 - 09:56

Dólar opera em alta nesta quarta

Foto: Ilustração/Internet

O dólar opera em alta nesta quarta-feira (13/01), seguindo ajuste da moeda no exterior, após queda de mais de 3% no dia anterior. Às 10h30 (horário de Brasília), a moeda norte-americana subia 0,12%, cotada a R$ 5,3298. 

Na terça-feira, o dólar fechou em queda de 3,26%, vendida a R$ 5,3235. No acumulado no mês e no ano, a moeda tem alta de 2,63% frente ao real.

Cenário global e local

O volume de serviços prestados, que ficou acima do esperado pelo mercado, contribui para a alta das taxas na parte curta da curva de juros, no momento em que os agentes já voltam a atenção à reunião de semana que vem do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Investidores devem continuar acompanhando dados, sobretudo os de inflação, para mais pistas sobre os rumos da política monetária neste ano.

O mercado tem avaliado que parte da pressão sobre o real desde o ano passado decorre do baixo nível de juros, com a Selic na mínima histórica de 2% deixando a moeda brasileira como opção barata para hedge ou mesmo como fonte de financiamento.

O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne nos dias 19 e 20 de janeiro para decidir sobre o rumo da Selic. Os analistas do mercado passaram a projetar uma Selic em 3,25% no final de 2021 e em 4,75% em 2022.

O mercado aguarda ainda o resultado de dezembro da inflação nos EUA. Os analistas ouvidos pelo Wall Street Journal esperam uma alta de 1,3% do índice de preços ao consumidor (CPI) americano e de 1,6% do núcleo do indicador, que desconsidera itens voláteis, como preços de alimentos e de energia.

Enquanto os números de inflação em solo americano não são conhecidos, o mercado se mostra alinhado ao exterior, em especial no câmbio, onde o dólar sustenta ligeira alta ante as principais moedas de mercados emergentes.

O mercado tem especulado sobre as chances de o Federal Reserve (BC dos EUA) adiantar o processo de “tapering”, onde o banco central começaria a retirar os estímulos monetários empregados durante a crise.

O Fed comunica na tarde desta quarta o "Livro Bege", um sumário das condições econômicas atuais que servirá de base para as discussões de política monetária no encontro programado para os dias 26 e 27 de janeiro

G1

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet