Domingo, 28 de fevereiro de 2021
informe o texto a ser procurado

Notícias / Economia

Bovespa abre em alta com início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil

19 Jan 2021 - 09:59

Bovespa abre em alta com início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil

Foto: Ilustração/Internet

O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, abriu em alta nesta terça-feira (19/01), com o início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil — 20 estados já começaram a vacinar a população. Os investidores seguem de olho na tensão para a transição de governo nos EUA, marcada para amanhã.

Às 10h33 (horário de Brasília), o Ibovespa subia 0,06%, a 121.314 pontos. 
Na segunda-feira, o índice subiu 0,74%, fechando a 121.241 pontos. No mês, a bolsa acumula alta de 1,87%.

Cenário global e local

No exterior, a perspectiva de lockdowns mais longos na Europa mantinha os investidores cautelosos.

No radar dos mercados também está a audiência no Senado de Janet Yellen, secretária do Tesouro indicada por Joe Biden. Ela deve apresentar os planos de Biden na área fiscal. Na quarta-feira, Joe Biden toma posse como novo presidente dos Estados Unidos. Na semana passada, ele anunciou uma proposta de pacote de estímulo econômico de US$ 1,9 trilhão destinada a impulsionar a economia e acelerar a resposta dos Estados Unidos à pandemia do coronavírus.

Por aqui, todas as atenções seguem voltadas para o ritmo da campanha nacional de vacinação contra o coronavírus após a Anvisa ter aprovado o uso emergencial das vacinas Coronovac e de Oxford.

Até as 8 horas desta segunda-feira, apenas Acre e Rondônia não haviam recebido as doses da CoronaVac. 20 estados iniciaram a imunização desde domingo (17).

O avanço da vacinação é citado por profissionais do mercado como fator crucial para a recuperação da economia e nas análises sobre os rumos da taxa de câmbio, já que uma economia em crescimento tende a atrair mais investimentos estrangeiros com potencial para baixar o preço da moeda norte-americana.

Na véspera, o Banco Central divulgou que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) da instituição, considerado uma "prévia" do Produto Interno Bruto (PIB), teve alta de 0,59% em novembro, mas desacelerou na comparação com outubro (0,75%).

Investidores seguem avaliando também os cenários após a inflação em 2020 ter ficado no maior nível em quatro anos, reforçando discussão sobre o momento de alta de juros no Brasil -- o que poderia aumentar a rentabilidade do real e elevar a atratividade da moeda brasileira. O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne nesta terça e quarta para decidir sobre o rumo da Selic.

G1

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet