Quinta-feira, 15 de abril de 2021
informe o texto a ser procurado

Notícias / Clima & Temperatura

Confira a previsão do tempo para o 1º fim de semana de março; vem chuva por aí

Em algumas regiões, as chuvas ganham intensidade e volume, o que pode agravar a situação das cheias dos rios

05 Mar 2021 - 11:40

Confira a previsão do tempo para o 1º fim de semana de março; vem chuva por aí

Foto: Ilustração/Internet

Sábado (06/03)

Sul


Um sistema frontal já se afasta e as instabilidades perdem força na Região Sul, em relação aos dias anteriores. Mesmo assim, ainda tem previsão de muita chuva e elevados acumulados nas faixas norte e leste do Paraná, o que inclui Curitiba. A chuva acontece em forma de pancadas mais isoladas e com ventos moderados em parte de Santa Catarina e no litoral do Rio Grande do Sul, região Metropolitana de Porto Alegre e Serra Gaúcha na primeira parte do dia. Desta vez, por conta da passagem de cavados em médios e altos níveis da troposfera, mas conforme o dia for passando, as instabilidades diminuem. Por outro lado, o tempo já fica firme e sem chuva no restante do Rio Grande do Sul e na faixa oeste de Santa Catarina.

Sudeste

No sábado a chuva vai se espalhando novamente por todas as áreas do Sudeste, por causa da passagem de uma frente fria pela costa da Região. Destaque para acumulados mais expressivos e chuva mais frequente e com temperatura mais amena na maior parte do estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e Costa Verde fluminense. Nessas áreas há previsão de elevados volumes acumulados, ventos fortes e condição para transtornos em áreas de risco, inclusive na capital paulista. Na maior parte do estado mineiro, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, a chuva vem no final do dia em forma de pancadas com trovoadas, inclusive no Grande Rio e Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por fim, tempo firme no centro e norte do Espírito Santo e norte e leste de Minas Gerais.

Centro-Oeste 

um corredor de umidade da Amazônia e a presença de áreas de baixa pressão atmosférica organizam a chuva sobre o Centro-Oeste. Destaque para a chuva que acontece a qualquer hora do dia no norte e leste de Mato Grosso do Sul, com acumulados ainda expressivos e ventos moderados. A chuva também fica mais pesada no noroeste de Mato Grosso e sul de Goiás. No norte de Goiás e Distrito Federal, a chuva vem isolada e atingindo uma ou outra cidade, com sensação de abafamento.

Nordeste

Uma massa de ar mais seco ganha força e o tempo fica cada vez mais firme na Bahia e em outras áreas do sertão nordestino, como em Sergipe, no sul do Ceará e oeste de Pernambuco e de Alagoas. Por outro lado, a chuva ainda não dá trégua ao Maranhão, norte do Piauí, norte do Ceará e no Rio Grande do Norte, com acumulados que podem ser expressivos e com potencial para transtornos localizados. A chuva acontece por causa da presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) na Região. Por fim, ventos sopram moderados no litoral leste.

Norte

As chuvas ganham intensidade e volume novamente em praticamente todo o sul do Amazonas, Acre e Rondônia, o que pode agravar a situação das cheias dos rios desta área. Isso acontece por causa da combinação da Alta da Bolívia com um corredor de umidade. Chuva segue intensa entre Amapá, norte e centro do Pará. Em outros estados, a chuva vem mais isolada em meio a uma tarde abafada.

Domingo (07/03)

Sul

No domingo, a passagem de dois cavados, um a 5 e outro a mais de 10 km de altura, mais uma instabilidade conhecida como oclusão deixam mais nuvens e eventual chuva isolada no norte, centro e leste do Paraná, norte, serra e sul de Santa Catarina e ao longo do litoral gaúcho. Mas, mesmo assim, o ar seco ganha força no interior da Região e o tempo fica mais firme e ensolarado. Ventos sopram moderados ao longo do litoral de Santa Catarina. Com relação à temperatura, aumenta o friozinho da manhã, mas durante a tarde as máximas são agradáveis.

Sudeste

Amazônia sobre o Sudeste do País. Ainda tem previsão de muita chuva em todo o Sudeste, com destaque para o norte, leste e litoral de São Paulo, Rio de Janeiro, oeste, centro e sul de Minas Gerais, incluindo todas as Capitais. Os acumulados podem ser expressivos e não estão descartados transtornos como alagamentos e deslizamentos em áreas de risco, por causa do solo encharcado dos últimos dias. Somente numa pequena área do norte mineiro é que não tem previsão de chuva. Por fim, tem previsão de ventos moderados no Vale do Paraíba e em Minas Gerais.

Centro-Oeste

Os ventos mudam para o quadrante sul sobre Mato Grosso do Sul, e a temperatura cai em relação ao dia anterior. Além disso, o tempo já fica mais firme no sul de Mato Grosso do Sul. Por outro lado, um corredor de umidade da Amazônia ainda atravessa o Centro-Oeste e organiza pancadas de chuva nas demais áreas. Destaque para a chuva que ganha força com trovoadas no centro e sul de Goiás, inclusive na capital Goiânia.

Nordeste

No domingo, as condições pouco se alteram no Nordeste. A influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) na costa leste ajudam a formar nuvens carregadas em grande parte das áreas, com destaque para chuva forte e volumosa entre o norte do Ceará, do Piauí e do Maranhão. Volta a chover também no oeste da Bahia. Em outras áreas do estado baiano, oeste de Pernambuco e oeste de Alagoas e Sergipe, o tempo fica completamente firme, ensolarado e com umidade relativa do ar mais baixa.

Norte

Domingo tem chuva em toda a Região Norte, sendo que os maiores acumulados de chuva estão previstos no leste do Amazonas até o norte e leste do Pará. Mas, de maneira geral, há previsão de temporais ao longo do dia em toda a Região. As instabilidades são reforçadas pelo calor e a alta umidade e a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Canal Rural

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet