Quinta-feira, 15 de abril de 2021
informe o texto a ser procurado

Notícias / Clima & Temperatura

Chuva se concentra mais na metade norte do Brasil nesta quinta-feira

Em alguns estados, as precipitações podem vir na forma de fortes temporais. Temperaturas tendem a ficar mais amenas

31 Mar 2021 - 10:25

Chuva se concentra mais na metade norte do Brasil nesta quinta-feira

Foto: Ilustração/Internet

Sul

O frio da madrugada aumenta em toda a região, e o dia pode começar com geadas isoladas no alto da serra catarinense, por causa do ar seco que avança pelo interior do continente.

Durante grande parte do dia, o tempo ficará firme e com poucas nuvens no céu, e isso já espanta o friozinho da manhã. Porém, a umidade do mar e instabilidades no oceano ainda formam nuvens e chuva fraca na faixa leste da região, inclusive na Serra Geral no fim do dia. Em outras áreas, não chove.

O mar continua agitado e o risco para ressacas ainda é válido no período da manhã para Rio Grande do Sul e Santa Catarina, segundo a Marinha, com ondas de até 3 metros de altura na região de São Francisco do Sul. Por fim, ventos sopram moderados, com rajadas na faixa dos 50 km/h, nos três estados.

Sudeste

As instabilidades perdem força e se concentram no Espírito Santo, leste, norte e Zona da Mata de Minas Gerais, Rio de Janeiro e litoral paulista.

Uma frente fria atua na costa capixaba e em sua retaguarda passa um cavado em médios níveis da troposfera. Além disso, tem uma pista de ventos úmidos do mar contra a costa.

Em boa parte de São Paulo e no sul, oeste, centro e noroeste de Minas Gerais, o tempo já fica mais aberto, com friozinho pela manhã e tarde ainda amena. Inclusive o declínio de temperatura pode gerar uma das manhãs mais frias do ano até o momento nestas áreas. Por outro lado, a tarde volta a ficar quente nas áreas mais a norte do Sudeste.

O mar fica bastante agitado do litoral sul paulista ao litoral fluminense, com condição para ressacas.

Chuva retorna ao Matopiba em breve; veja quando e quanto choverá

Centro-Oeste

A previsão é de tempo firme e com poucas nuvens, além de maior amplitude térmica em grande parte da região, por causa do avanço de uma massa de ar mais seco pelo interior do continente, que inibe a formação de nuvens carregadas. Destaque para a manhã com temperaturas mais baixas em Mato Grosso do Sul.

Por outro lado, nas áreas mais ao norte da região, o tempo segue instável e tem chuva isolada no norte de Mato Grosso, que pode vir ainda com trovoadas.

Nordeste

Destaque para a chuva que ganha força no norte da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí e boa parte do Ceará com a ação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na costa norte nordestina.

Uma frente fria no sul da Bahia organiza chuva com trovoadas, volumes mais elevados e rajadas de vento nesta área. Inclusive, não estão descartados transtornos pontuais.

Por outro lado, as chuvas são mais isoladas na costa leste do Nordeste, vêm após uma tarde de calor e atingem uma ou outra cidade.

Norte

Os temporais aumentam no norte do Tocantins e norte e leste do Pará, inclusive na região de Belém, por causa da passagem de um cavado a mais de 10 km de altura entre o Norte e o Nordeste do país.

Já entre Rondônia e sul do Amazonas, a circulação de ventos a mais ou menos 5 km de altura ajuda a formar nuvens carregadas e temporais nesta área até o final do dia.

Canal Rural, com informações da Somar Meteorologia

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet