Terça-feira, 14 de julho de 2020
informe o texto a ser procurado

Notícias / Agronegócio

Detran leva educação para o trânsito nas comunidades rurais

12 Jul 2017 - 06:00

A Coordenadoria da Escola Pública de Trânsito (CEPT), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), realizou 257 atendimentos na primeira semana do Projeto Mutirão Rural, realizado na região de Confresa. A equipe da autarquia está desenvolvendo ações educativas de trânsito nas comunidades rurais. O evento começou em 05 de julho e segue ate o dia 17 de julho.

O analista de serviço de trânsito do Detran, Ederson Carlini, é responsável por executar atividades pedagógicas com crianças e adolescentes, com a temática segurança no trânsito. "Os estudantes recebem orientações sobre a importância de adotar  comportamentos adequados  no trânsito, fazendo o uso dos equipamentos de segurança em veículos, motocicletas, bicicletas e ao transitar nas vias públicas", disse o analista.

De acordo com a coordenadora da CEPT, Vânia Queiroz, nessas comunidades o número de acidentes com motocicletas e passageiros é grande para a região devido a falta de conhecimento sobre a necessidade do uso dos dispositivos de segurança e de como se comportar nas vias.

"As regras de trânsito são válidas para todos os usuários e para  as diferentes vias nos centros urbanos, condomínios e na zona rural. Como nessas regiões não há asfalto, sinalização e pouca oportunidade de orientações às pessoas, os moradores não costumam seguir as regras impostas pelo Código de Trânsito Brasileiro. Por esse motivo é importante esse trabalho da Escola Pública de Trânsito", afirma a coordenadora.

O Mutirão Rural é um programa do Senar, criado em 1996, que tem o propósito garantir cidadania a quem vive na zona rural por meio do acesso às ações e aos atendimentos em comunidades mais remotas de Mato Grosso.

Detran MT

 
 
Sitevip Internet