Quinta-feira, 9 de abril de 2020
informe o texto a ser procurado

Notícias / Meio Ambiente

Brasil quer ampliação de 58% da Amazônia Azul

02 Jun 2019 - 09:21

Brasil quer ampliação de 58% da Amazônia Azul

Foto: Ilustração/Internet

Brasil quer aumentar o tamanho do território nacional no Oceano Atlântico, as chamadas águas jurisdicionais, em 2,1 milhões de km².

O pedido do governo brasileiro, que ampliaria em 58% a Amazônia Azul, foi apresentado em dezembro à Comissão de Limites da Plataforma Continental, da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.

O termo “Amazônia Azul” foi criado pela Marinha do Brasil e corresponde a um espaço marítimo que se estende por quase 4,5 milhões de km² no Oceano Atlântico.

Atualmente, de acordo com o almirante Sérgio Guida, secretário da Comissão Interministerial de Recursos para o Mar, 30% dos oceanos do mundo já estão “territorializados”, ou seja, sob domínio de algum governo.

Se o pleito for aceito, o País terá direito à navegação e exploração de “solo” e subsolo nesta área, que vai além da zona econômica exclusiva, a faixa de 200 milhas náuticas da costa brasileira.

“É uma riqueza que precisamos garantir para as próximas gerações”, disse o almirante Guida ao jornal Estadão.

Renova Mídia

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet