Quarta-feira, 8 de abril de 2020
informe o texto a ser procurado

Notícias / Meio Ambiente

Queimadas atingem produção rural do Tocantins

Estado é o terceiro no número de queimadas no Brasil e produtores relatam prejuízos na atividade agrícola.

11 Ago 2019 - 06:00

Queimadas atingem produção rural do Tocantins

Foto: Divulgação / Sou de Palmas

O Brasil já registrou mais de 39 mil focos de incêndio no primeiro semestre de 2019. O motivo é o tempo seco. No Tocantins, o fogo está causando diversos prejuízos para a produção local. O estado é o terceiro com mais queimadas, ficando atrás apenas de Mato Grosso e Roraima.

De janeiro a julho foram 4.100 focos de incêndio, um aumento de 30% na comparação com o mesmo período de 2018, quando o Tocantins registrou 3.138 pontos.

O motivo é que as queimadas começaram mais neste ano. O governo estadual decretou risco de desastre ambiental em 11 municípios.

O fogo se tornou um desafio para o produtor rural. Na propriedade do agricultor Fauster Balestra, a plantação de coco foi totalmente destruída por um incêndio.

“Nós conseguimos salvar uma carreta que transportava coco, mas o resto já estava tudo queimado”, lamenta.

Os bombeiros levaram quase três horas para controlar as chamas. Cerca de 5 mil pés foram atingidos e viraram cinzas.

O agricultor Vinícius Costa também teve prejuízo na propriedade que possui. As chamas devastaram a vegetação, cercas, pasto e colocaram a vida de animais em risco.

“Quando viemos olhar aqui já tinha, [o fogo] já estava dentro da propriedade aqui, já queimou uns 5, 6 alqueires aqui dentro”, lembra Costa.

Globo Rural

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet