Quarta-feira, 8 de abril de 2020
informe o texto a ser procurado

Notícias / Clima & Temperatura

Soja: Confira previsão mês a mês para a safra 2019/2020

20 Set 2019 - 17:00

Soja: Confira previsão mês a mês para a safra 2019/2020

Foto: Ilustração/Internet

O clima é uma preocupação permanente para quem vive da agricultura no Brasil. Durante a Abertura Nacional do Plantio de Soja, realizada nesta quinta-feira, 19, em Vilhena (RO), o tema abordado foi a neutralidade climática esperada para esta safra e a expectativa pela regularização das chuvas.

Em um vídeo gravado especialmente para o evento, o meteorologista da Somar Meteorologia Paulo Etchichury, ao lado da editora do tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva, explicaram as mudanças no clima esperadas para esta temporada. “No ano passado tivemos chuvas regulares antes e o plantio começou após o vazio sanitário em diversas regiões, mas este ano será diferente”, disse o meteorologista.

Segundo ele, o que faz a quantidade de chuvas variar de um ano para o outro é a condição do oceano. Nesta temporada, o oceano pacífico apresenta águas mais frias, o que demonstra o fim do El Niño. “O momento é de transição sem El Niño ou La Niña, significando um provável atraso nas chuvas e, consequentemente, em sua regularização, principalmente no Centro-Oeste e Sudeste brasileiro”, explicou.

Confira a análise do meteorologista para os próximos meses:

Outubro

A tendência agora na primavera, segundo Etchichury,  é que as chuvas fiquem mais restritas ao Sul, atrasando para o restante do país. O calor deve seguir influenciando o clima. Para Mato grosso e Goiás a tendência é que falte chuvas em outubro. Enquanto isso, no Sul, o clima será bastante chuvoso.

O Nordeste também terá atraso nas chuvas, que só devem se regularizar no fim de novembro. “A boa notícia para a região é que, com este cenário de neutralidade climática, diminui o risco de longos períodos de estiagens”.

Novembro

O Centro-Oeste verá a regularização das chuvas em novembro, o mesmo ocorre no norte do Paraná, que sofre com menos volumes. Já o Norte e o Matopiba ainda seguem com baixos acumulados.

Dezembro e janeiro

Nestes meses, as chuvas se espalham por todo o país, reduzindo um pouco os volumes recebidos no Sul e ampliando no Norte e Nordeste.

Colheita

Neste momento, tudo indica que o verão brasileiro de 2020 será de neutralidade climática.

Canal Rural

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet