Sexta-feira, 18 de outubro de 2019
informe o texto a ser procurado

Notícias / Agricultura

IMEA prevê incremento de 2,36% na área de milho do MT em 2019/20

09 Out 2019 - 08:02
Atualizada em 09 Out 2019 - 08:02

IMEA prevê incremento de 2,36% na área de milho do MT em 2019/20

Foto: Ilustração/Internet

O Imea divulgou a 1º estimativa da safra 2019/20 do milho mato-grossense, trazendo as previsões iniciais quanto à área cultivada e produção do cereal no estado. Nesse sentido, a perspectiva quanto a nova safra é de que a área apresente um incremento de 2,36% em relação ao que foi observado na 18/19, ficando prevista em 4,97 milhões de hectares.

Tal perspectiva de aumento ocorre em virtude do crescimento na demanda pelo cereal, principalmente, pela instalação de novas usinas de etanol a base de milho, em conjunto, com a demanda internacional pelo grão. Assim, em uma análise regional, o destaque ficou para a região médio-norte, maior produtora de milho no estado, que ampliou a área de cultivo em 3,24% se comparado a safra anterior, totalizando 2,16 milhões de hectares a serem cultivados no próximo ano. Além disso, a região norte também se destacou por apresentar o maior crescimento percentual, 6,33% em relação à safra anterior.

Já nos rendimentos, são esperadas 105,9 sacas por hectare na média do estado. A perspectiva traz um decréscimo de 4,25% em relação a produtividade da safra 18/19, que por sua vez, foi a maior já registrada pelo Instituto. Outro motivo, é a preocupação quanto a janela ideal de semeadura do cereal, visto que a semeadura da soja segue em ritmo lento neste início, dado ao volume irregular de chuvas em grande parte das regiões do estado, o que consequentemente pode ser um fator prejudicial para a próxima safra de milho.

Apesar das incertezas quanto a safra de soja e diante das perspectivas quanto a área e produção do cereal mato-grossense que apresentou um aumento nesta estimativa, é esperado que a produção para safra 19/20 fique em 31,62 milhões de toneladas.

Safras & Mercado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet