Sábado, 28 de março de 2020
informe o texto a ser procurado

Notícias / Agricultura Familiar

Burocracia trava liberação da aposentadoria para agricultores familiares

11 Nov 2019 - 11:37
Atualizada em 11 Nov 2019 - 11:37

Burocracia trava liberação da aposentadoria para agricultores familiares

Foto: Ilustração/Internet

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados realiza uma audiência pública nesta terça-feira, 12, para debater o alto índice de recusa de pedidos de aposentadoria de agricultores e agricultoras familiares na condição de segurados especiais. 

O deputado Bohn Gass (PT-RS) lembra que a medida provisória 871/19, transformada na lei 13.846/19, instituiu uma autodeclaração para o agricultor familiar, na condição de segurado especial, ter acesso a aposentadoria. Para ele, a medida, que buscava simplificar o encaminhamento da aposentadoria, se transformou em um tormento.

“Isso porque o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) criou uma autodeclaração extremamente burocrática, com inúmeras informações que não estão previstas em lei, tais como o CPF (Cadastro de Pessoa Física) dos vizinhos, títulos de eleitor e carteira de habilitação de todos os filhos, valor anual da produção, entre outras. O processo de autodeclaração ficou tão burocrático que nem as próprias agências do INSS conseguem esclarecer as dúvidas dos agricultores familiares”, disse.

Canal Rural

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet