Agricultor constrói trator com material reciclável
Até peças de fogão e mangueira de piscina foram usadas no trator.
24 Nov 2019 - 10:00
Foto: Reprodução/TV TEM
Os pés e as mãos estão firmes na terra, mas a imaginação sempre vai longe. Carlos Poli, 50 anos, nasceu e foi criado em sítios na região de Votuporanga (SP). Desde a infância, foi uma pessoa curiosa, que gostava de montar e desmontar os mais variados equipamentos.
Atualmente, é na oficina que ele se realiza. Carlos nunca estudou engenharia, mas tem o dom de criar ferramentas, máquinas, engenhocas. Ele já fez engenho para moer cana, soprador de folhas e uma lambreta, entre tantas outras criações.
Carlos sempre sonhou em ter um trator para ajudar na lida. Como não tinha dinheiro pra comprar, fez um. Todo o material é de reaproveitamento.
Uma janela de ferro foi usada em parte da estrutura. O assoalho veio de um fogão, o quebra vento, que traz aquela sensação de bem estar para o motorista, já foi vidro de uma estante. A porta foi feita com passadeira de roupa e prateleira de supermercado. Já a estrutura do motor foi montada com diferentes peças de motor de carro, cano de PVC, mangueira de piscina e motor de moto.
Foram necessários três meses para o trator funcionar para valer. Ele também tem uma barra hidráulica em que é acoplado o arado.
É com o trator que Carlos prepara a terra para plantar arroz. O trator faz 10 quilômetros com um litro de etanol e já vem chamando a atenção das pessoas. O sucesso é tanto que Carlos pensa até em criar outras máquinas.
G1
0 comentários