Sexta-feira, 29 de maio de 2020
informe o texto a ser procurado

Notícias / Economia

Negociadores de EUA e China conversam por telefone e tentam fechar 'fase um' de acordo

Bolsas da China fecham em alta. Acordo para por fim à guerra comercial já se arrasta há 16 meses.

26 Nov 2019 - 08:59
Atualizada em 26 Nov 2019 - 08:59

Negociadores de EUA e China conversam por telefone e tentam fechar 'fase um' de acordo

Foto: Kevin Lamarque/Reuters

Negociadores comerciais da China e dos Estados Unidos conversaram por telefone nesta terça-feira (26), afirmou o Ministério do Comércio chinês, conforme os dois lados tentam fechar a "fase um" de um acordo em uma guerra comercial que se arrasta há 16 meses.

O vice-premiê chinês, Liu He, conversou com o representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, e com o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin. Eles discutiram questões relacionadas à fase um do acordo e concordaram em manter comunicação sobre os assuntos restantes, disse o ministério.

Eles também discutiram "questões centrais de preocupação" e chegaram a um "entendimento comum para resolver problemas relevantes", disse.

A finalização da fase um de um acordo era esperada em novembro, mas especialistas comerciais e pessoas próximas à Casa Branca disseram na semana passada que ele pode ficar para o próximo ano, conforme Pequim pressiona por mais recuos das tarifas e Washington responde com suas próprias demandas.

Autoridades de ambos os países, parlamentares e especialistas comerciais disseram uma "fase dois" mais ambiciosa de um acordo comercial parece menos provável.

Bolsas da China fecham em alta

As ações blue-chips da China avançaram nesta terça-feira e o índice de Xangai terminou com ganhos diante da recuperação de empresas de alta tecnologia e do renovado otimismo sobre o acordo comercial com os Estados Unidos.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 0,35%, enquanto o índice de Xangai teve ganho de 0,03%.

O subíndice do setor financeiro recuou 0,7%, o de consumo subiu 0,94%, o imobiliário caiu 0,16% e o de saúde avançou 1,06%.

Reuters

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet