Sexta-feira, 6 de dezembro de 2019
informe o texto a ser procurado

Notícias / Agricultura

Com chuvas mais regulares, plantio de soja chega a 87% no Brasil

De acordo com a consultoria AgRural, a semana foi marcada pela continuidade do ritmo forte de plantio no Rio Grande do Sul e por um salto na semeadura da Bahia

02 Dez 2019 - 09:59
Atualizada em 02 Dez 2019 - 10:00

Com chuvas mais regulares, plantio de soja chega a 87% no Brasil

Foto: Carolina Lorencetti

O plantio da soja no Brasil atingiu 87% até a última quinta-feira, 28, segundo a consultoria AgRural. Os trabalhos de campo ainda seguem atrasados na comparação com o mesmo período do ano passado, quando 93% da safra já estava plantada. No entanto, a semeadura está em linha com a média dos últimos cinco anos.

“A semana foi marcada pela melhora das chuvas em diversos estados, pela continuidade do ritmo forte de plantio no Rio Grande do Sul e por um salto na semeadura da Bahia, muito embora os trabalhos sigam atrasados no Matopiba (região do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia)”, disse a empresa.

Em Mato Grosso, o plantio da soja está praticamente encerrado, com apenas áreas isoladas ainda por plantar no leste do estado. A AgRural indica que essa é a única região mato-grossense que está faltando um pouco de chuva. Esse atraso, porém, ainda não é suficiente para ameaçar o potencial produtivo por enquanto. No resto do estado, a soja se desenvolve bem e os produtores esperam uma boa safra.

No Paraná, a semeadura chegou a 98%. As chuvas da semana passada foram esparsas e acumularam volumes irregulares, mas foram muito bem vindas para melhorar a umidade e levar alívio às lavouras. O mesmo acontece em Mato Grosso do Sul, onde 97% da área estava semeada até a quinta-feira. 

As precipitações, neste caso um pouco mais generosas, também foram muito bem vindas em São Paulo, Minas Gerais e Goiás e não chegaram a atrapalhar muito os trabalhos no Rio Grande do Sul, onde a semeadura deu novo salto, agora para 82%.

Outro estado que plantou em ritmo acelerado na semana passada foi a Bahia, após chuvas um pouco mais regulares finalmente atingirem áreas produtoras do oeste. Mas a semeadura baiana ainda está atrasada. Também há atraso considerável no Piauí. Tocantins e Maranhão também estão atrasados em relação ao ano passado, mas alinhados à média de cinco anos. 

Previsão do tempo

De acordo com a AgRural, as previsões de chuva apontam cenário um pouco melhor para o Matopiba neste início de dezembro, mas a distribuição e os volumes ainda não parecem de todo satisfatórios. 

Área e produção

A AgRural estima que o Brasil plantará soja em 36,4 milhões de hectares nesta safra 2019/2020, com aumento de 1,5% sobre a safra passada. A produção potencial, baseada em linha de tendência de produtividade, é calculada em recordes 120,7 milhões de toneladas.

Canal Rural

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet