Essa época é propícia para cultivo de algumas frutas, como o caso do ponkan, ou também conhecida como tangerina. Uma fruta que possuem um descascamento fácil e o aroma agradável que são atrativos para o consumo. A produtividade é extensa e pode ter um retorno favorável ao produtor, conheça.
As plantas desse fruto são toleráveis à época de baixa e alta temperatura. As frutas são utilizadas para o consumo in natura e para industrialização, de onde são obtidos diferentes produtos processados, como sucos, óleos essenciais, pectina e rações.
É rica em vitaminas B1 e B2 que melhoram a saúde da pele, olhos, cabelo, fígado e boca e, também possuem sais minerais como magnésio, potássio, cálcio e fósforo, sendo rica também em vitamina C.
A Planta
A muda do ponkan geralmente tem estatura mediana, com crescimento ereto e lento, de folhagem densa e com produtividade grande. Esse citros teve origem do mediterrâneo.
A safra da ponkan no Brasil se concentra entre os meses de maio a agosto, época de muita produtividade. Atualmente, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), os produtores vêm enfrentando forte queda nos preços no pico da safra.
Porém, com manejo e com novas variedades tentam aumentar o período de colheita das frutas.
Mercado

O interesse comercial é muito grande, pois sua produtividade é boa, podendo chegar a 250 quilos de fruto por planta, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Porém, tem a produção é alternativa, podendo gerar muitos frutos em um ano e pouco no ano seguinte. Esse tipo de cultivo tem pouco interesse em exportação, apenas 1% é direcionado ao mercado externo.
O Brasil o quarto maior produtor dessa fruta tendo em destaque o Estado de São Paulo, seguido por Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.