Quarta-feira, 8 de abril de 2020
informe o texto a ser procurado

Notícias / Clima & Temperatura

Nem sequência de frentes frias reverte quadro de seca no Rio Grande do Sul

A metade sul do estado é a área com menor índice de umidade disponível no solo. Estiagem está prejudicando lavouras

12 Jan 2020 - 10:00

Nem sequência de frentes frias reverte quadro de seca no Rio Grande do Sul

Foto: Ilustração/Internet

Boa parte do Rio Grande do Sul não registra chuva significativa há cerca de 20 dias, mesmo com a presença de frentes frias ao menos uma vez por semana. O verão neutro — sem influência de El Niño e La Niña — costuma provocar estiagens no estado.

Em janeiro, a média de chuva nas áreas produtoras é de 150 milímetros acumulados, mas alguns locais só registraram 15 milímetros. A metade sul do estado apresenta o menor índice de umidade disponível no solo. Para piorar, as temperaturas voltarão a subir nos próximos dias, elevando a condição da evaporação e evapotranspiração.

A seca tem prejudicado principalmente as lavouras de soja, milho e tabaco. As perdas para o milho e tabaco já chegam a 20% e 25%, respectivamente.

Canal Rural

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet