Sexta-feira, 3 de julho de 2020
informe o texto a ser procurado

Notícias / Logística

Reajuste na tabela do frete vai aumentar a inflação, afirma CNI

Para o comentarista Miguel Daoud, o tabelamento foi desenvolvido para solucionar problemas rápidos, mas tem algumas falhas

23 Jan 2020 - 09:34
Atualizada em 23 Jan 2020 - 09:34

Reajuste na tabela do frete vai aumentar a inflação, afirma CNI

Foto: Gazeta do Povo

O novo piso mínimo de frete vai aumentar a inflação e impactar diretamente os preços dos produtores que são repassados aos consumidores. A informação é da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que vê com preocupação o reajuste da tabela estabelecido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na última semana.

“O tabelamento do frete foi um erro que a gente cometeu na esperança de corrigir problemas do passado”, afirma o gerente-executivo de relacionamento da CNI, Pablo Cesário. Ele ainda acrescentou, “um erro não conserta o outro, na verdade, ele faz aumentar o erro que já existia antes. O tabelamento prejudicou o agronegócio, mas fundamentalmente, os caminhoneiros autônomos que ou estão sendo expulsos do mercado ou estão tendo muita dificuldade”, concluiu.

A nova tabela de frete colocou novos itens de gastos, gerando aumentou de 11% a 15%. É esperado que o resultado imediato disso seja o aumento na inflação, porque os setores que puderem repassar esses preços o farão.

A tabela de frete não funciona e foi feita para solucionar problemas rápidos de greve, afirma comentarista Miguel Daoud. “Politicamente a conveniência do governo é manter o tabelamento para que não ocorra mais greves para não trazer grandes transtornos”,  concluiu.

Canal Rural

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet