Sábado, 4 de abril de 2020
informe o texto a ser procurado

Notícias / Agricultura

Soja: Com trégua nas chuvas, colheita em MT avança e atinge 28%

De acordo com a AgRural, no Brasil a área colhida chegou em 9%, índice menor em relação aos 19% de um ano atrás, mas em linha com a média de cinco anos

03 Fev 2020 - 09:25
Atualizada em 03 Fev 2020 - 09:26

Soja: Com trégua nas chuvas, colheita em MT avança e atinge 28%

Foto: Ilustração/Internet

A colheita da safra 2019/2020 de soja chegou na última quinta-feira, 30, a 9% da área cultivada no Brasil, contra 4% uma semana antes, de acordo com relatório divulgado nesta segunda-feira, 3, pela AgRural. Há atraso em relação aos 19% de um ano atrás, mas o ritmo está em linha com a média de cinco anos. Os trabalhos seguem puxados por Mato Grosso, onde 28% da área já está colhida. 

Os produtores do estado conseguiram colher nos intervalos das chuvas da semana passada e aceleraram o máximo que puderam devido à previsão de grandes volumes de chuva para esta primeira semana de fevereiro. 

Pelo Brasil

Nos outros estados, que tiveram atraso no plantio devido às precipitações irregulares de outubro e novembro, a colheita ainda é inicial e só deve ganhar mais fôlego na segunda quinzena de fevereiro, quando grandes volumes de soja estarão prontos para as máquinas. 

Segundo a consultoria, ainda que possam causar contratempos à colheita, as chuvas previstas para os próximos dias para grande parte do país são bem-vindas porque favorecem o desenvolvimento das lavouras, incluindo as do Matopiba e do Rio Grande do Sul, que têm calendário tradicionalmente mais tardio.

Produção total 

Em janeiro, a AgRural estimou a produção de soja do Brasil na safra 2019/2020 em recordes 123,9 milhões de toneladas, contra 122,2 milhões na projeção de dezembro. A estimativa será revisada na primeira quinzena de fevereiro. 

Canal Rural

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet