Quinta-feira, 15 de abril de 2021
informe o texto a ser procurado

Notícias / Ciência & Tecnologia

Embrapa e Meridional lançam soja convencional para regiões frias

01 Mar 2020 - 11:00

Embrapa e Meridional lançam soja convencional para regiões frias

Foto: Ilustração/Internet

A Embrapa Soja e a Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa lançam a BRS 525, uma cultivar de soja convencional, superprecoce, que tem expressado alto potencial produtivo nas regiões frias, no dia 4 de março, às 10h, no dia de campo de verão 2020, promovido pela Cooperativa Agrária e Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), em Guarapuava (PR). “Por ser uma soja convencional com grãos de hilo claro, geralmente uma preferência dos mercados asiáticos, seu grão pode facilitar a exportação entre nichos de mercado”, destaca o pesquisador Marcos Rafael Petek, da Embrapa Soja.

A expectativa é reunir aproximadamente mil visitantes. Estarão presentes na solenidade de lançamento:  o chefe de transferência de tecnologias da Embrapa Soja, Alvadi Balbinot, o presidente da Fundação Meridional Josep Pfann e o presidente da Cooperativa Agrária, Jorge Karl, entre outras autoridades.

A BRS 525 tem alcançado as maiores produtividades nas regiões de altitude elevada, acima de 700 metros. De acordo com o pesquisador, a cultivar é superprecoce - pertence ao grupo de maturidade 5.6 - e tem ainda resistência ao acamamento. “Por ter ciclo precoce, é uma boa opção para fazer o manejo da ferrugem da soja. Isso porque quando a doença inicia a incidência severa na região, a soja já está fechando o ciclo”, destaca o pesquisador. A precocidade, segundo ele, também permite sua inserção no sistema de rotação com outras culturas semeadas na região fria, como feijão. A BRS 525 também é indicada na sucessão do trigo. “O produtor que planta trigo na região fria, colhe em meados de novembro e, por isso, uma cultivar de soja que produz bem quando semeada no final de novembro e início de dezembro deve agradar aos produtores que pretendem fazer a sucessão trigo-soja”, avalia. 

A BRS 525 é indicada para semeadura em solos de alta fertilidade e também apresenta boa estabilidade produtiva, além de possuir resistência às principais doenças da soja, incluindo resistência à Podridão Radicular de Phytophthora.  A cultivar é indicada para RS (Missões, Planalto Médio, Alto Vale do Uruguai Leste / Oeste); SC (Oeste, Meio-Oeste, Centro-Norte e Serra Geral e Nordeste); PR (sudoeste e centro-sul) e SP (sul). 

Embrapa

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet