Quarta-feira, 8 de abril de 2020
informe o texto a ser procurado

Notícias / Agroquímicos

Fornecimento de defensivos será afetado e preço deve subir, diz analista

Eduardo Lima Porto destaca que o Brasil é muito dependente da matéria-prima vinda da China, que está com a indústria prejudicada pelo coronavírus

07 Mar 2020 - 08:00

Fornecimento de defensivos será afetado e preço deve subir, diz analista

Foto: Ilustração/Internet

É pouco provável que o produtor brasileiro sinta efeitos significativos do coronavírus sobre o fornecimento de fertilizantes, de acordo com a Tendências Consultoria, porque a atual temporada está praticamente finalizada e boa parte do plantio da segunda safra está se encaminhando para o fim. “O produtor já adquiriu o necessário para plantio e cobertura das lavouras”, comenta o analista de mercado Walter De Vitto.

Para os defensivos agrícolas, no entanto, o cenário é muito mais complicado, segundo a consultoria Lucro do Agro. “A indústria brasileira depende quase totalmente de matérias-primas, produtos técnicos, vindos da China, que é a principal produtora mundial da categoria”, afirma o analista de mercado Eduardo Lima Porto.

Segundo ele, não há países alternativos caso a indústria chinesa continue interrompida. “Acredito que o Brasil será bastante impactado caso não tenhamos um arrefecimento do problema do vírus nas principais regiões produtoras”, diz.

Porto diz que a decisão de comprar agrotóxicos neste momento depende da necessidade e do fluxo de caixa do produtor. “Desconheço o tamanho do estoque de passagem, mas se houver oportunidade de compra, ele pode aproveitar, mesmo pensando que no futuro próximo pode haver a regularização do fornecimento”, afirma.

Caso o nível de incerteza global continue como está, o analista da Lucro do Agro acredita que os defensivos ficarão mais caros em dólar e, consequentemente, o produtor sentirá o reflexo disso na sua base de custos.

Canal Rural

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet