Quarta-feira, 8 de abril de 2020
informe o texto a ser procurado

Notícias / Agricultura

Soja: Safra 2019/20 não passará de 123 milhões de toneladas, diz analista

Brandalizze afirma que se os relatórios do USDA e Conab refletissem melhor a realidade, os preços internacionais teriam um cenário positivo, beneficiando o produtor

11 Mar 2020 - 07:41

Soja: Safra 2019/20 não passará de 123 milhões de toneladas, diz analista

Foto: João Carlos Castro/Famasul

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) projeta que a safra brasileira de soja 2019/2020 chegará a 126 milhões de toneladas. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fala em 124,2 milhões de toneladas. Para o analista de mercado Vlamir Brandalizze, no entanto, a temporada não deve passar de 123 milhões de toneladas.

O especialista argumenta que a safra do Rio Grande do Sul está bastante comprometida pela seca e pode ficar abaixo do projetado pela Conab (16,8 milhões de toneladas). “Se não chover nas próximas duas semanas, a produção pode ficar em 12 milhões. Se chover, no máximo a 14 milhões de toneladas, quase três milhões de toneladas a menos, o que já jogaria a safra para 121 milhões de toneladas”, diz. Além disso, ele menciona perdas em estados do Centro-Norte durante a colheita por conta do excesso de chuvas.

Brandalizze destaca que se os dados viessem mais próximos à realidade, os contratos futuros negociados na Bolsa de Chicago teriam um cenário mais positivo, o que beneficiaria os preços e o produtor.

“Amanhã o relatório do USDA estará no retrovisor, ninguém vai lembrar. O mercado começará a olhar seriamente a previsão do tempo, pois as lavouras tardias ainda podem ter condições de melhores”, comenta.

Canal Rural

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet