Quinta-feira, 15 de abril de 2021
informe o texto a ser procurado

Notícias / Ciência & Tecnologia

Aplicativo gratuito apresenta informações sobre doenças em tilápias

Segundo coordenadora do projeto, a ferramenta é uma forma de levar conhecimento de forma ágil e fácil para os produtores por meio de tecnologias móveis

22 Mar 2020 - 09:00

Aplicativo gratuito apresenta informações sobre doenças em tilápias

Foto: Emerson Foguinho/Seapdr

Um novo aplicativo para educação profissional em aquicultura já está disponível para os produtores de tilápias. O Aquatilápia disponibiliza informações sobre agentes bacterianos, sinais clínicos, prevenção, profilaxia, e tratamento de enfermidades.

Desenvolvido pela equipe coordenada pela bióloga Lissandra Cavalli, doutora em virologia de animais aquáticos e pesquisadora do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, o programa para Android pode ser baixado gratuitamente na Play Store.

Cavalli ressalta que o app não substitui um profissional habilitado para diagnóstico e tratamento de doenças de animais aquáticos, mas é uma forma de levar a informação de forma ágil e fácil para os produtores por meio de tecnologias móveis. “Nossos projetos de inovação tecnológica para aquicultura são baseados em aprendizagem móvel em ambientes altamente interativos”, afirma a pesquisadora.

Além do Aquatilápia, a equipe do DDPA já desenvolveu o AquaSaúde, sobre sanidade em camarões, e o AquaSafe para atenção à saúde e à segurança do trabalhador na aquicultura. “Atuamos nesta linha de pesquisa desde 2015”, explica.

“A pesquisa agropecuária é importantíssima para o desenvolvimento de novas tecnologias de produção, e este aplicativo é mais uma ferramenta desenvolvida que vai colaborar para qualificar ainda mais nossa aquicultura”, diz o Secretario Covatti Filho.

Canal Rural

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet