Domingo, 31 de maio de 2020
informe o texto a ser procurado

Notícias / Pecuária

RS: Veja medidas tomadas para prevenir vírus nos serviços agropecuários

Orientação do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria busca diminuir os riscos de contágio

05 Abr 2020 - 07:00

RS: Veja medidas tomadas para prevenir vírus nos serviços agropecuários

Foto: Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul

O avanço do coronavírus no Brasil tem feito todos os setores alterarem suas rotinas de trabalho e não poderia ser diferente na agropecuária. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a Secretaria da Agricultura segue o decreto estadual de calamidade pública e busca reduzir o contágio do coronavírus. Confira como fica o trabalho dos servidores e o atendimento ao público: 

Serviços de Inspeção

Os Fiscais Estaduais Agropecuários do Serviço de Inspeção Estadual deverão permanecer com as suas atividades nos estabelecimentos de produtos de origem animal em regime reduzido de 6 horas por dia. O supervisor regional vai administrar a necessidade de substituição do servidor ou complementação de horário.

Inspetorias de Defesa Agropecuária

As Inspetorias de Defesa Agropecuária vão restringir o contato pessoal, com escalonamento de um servidor por dia (das 8h às 14h) e os demais de forma remota, recebendo as demandas dos produtores como comprovação de vacinação, declaração de rebanho, emissão de GTA, entre outras, por e-mail e WhatsApp Business, cadastrando o número fixo da IDA neste aplicativo.

O produtor rural que necessitar de atendimento deverá enviar a sua solicitação via e-mail ou whatsapp da seguinte forma:
  • Comprovação de vacinação: enviar foto ou arquivo digitalizado do documento fiscal de compra da vacina;
  • Declaração de rebanho: enviar foto ou arquivo digitalizado da sua declaração de rebanho;
  • Emissão de GTA: enviar foto ou arquivo digitalizado do documento fiscal. A Inspetoria deverá enviar também por whatsapp o arquivo em PDF da GTA emitida para o produtor.

Outros serviços deverão seguir a mesma forma de solicitação e envio.

Durante este período, será aceito que o produtor utilize o formato digital da GTA em PDF no celular para acompanhar o trânsito dos semoventes. Da mesma forma, deverá ser aceito em estabelecimentos de abate sob Inspeção Estadual.

Postos Fiscais de Divisa

Serão interrompidas as atividades dos Postos Fiscais de Divisa de Torres, Vacaria, Barracão e Nonoai. Os servidores fixos de Vacaria, Barracão e Torres deverão se colocar à disposição da IDA do seu município de residência, participar do revezamento nos atendimentos da IDA e auxiliar nas atividades de maneira remota.

A organização dessas atividades ficará a cargo do responsável pela IDA ou do supervisor regional. Os Postos Fiscais de Iraí e Marcelino Ramos deverão permanecer funcionando com 2 servidores em escala de seis horas cada, das 18h às 6h, realizando exclusivamente atividades de fiscalização e colocação de lacres de cargas vivas. Será disponibilizado veículo oficial para o deslocamento dos servidores do seu município de residência até o posto.

WhatsApp Business

Os servidores deverão cadastrar o número fixo do seu local de trabalho no aplicativo WhatsApp Business e disponibilizar o número na porta das inspetorias com a explicação que o atendimento será via aplicativo.

Canal Rural

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet