Quinta-feira, 15 de abril de 2021
informe o texto a ser procurado

Notícias / Ciência & Tecnologia

iFinca faz conexão direta com cafeicultores colombianos através de aplicativo

26 Abr 2020 - 09:00

iFinca faz conexão direta com cafeicultores colombianos através de aplicativo

Foto: Ilustração/Internet

A iFinca, empresa de tecnologia com base na Colômbia, criou, em 2019, um aplicativo que visa conectar os consumidores aos agricultores. Com o patrocínio da USAID, o app permite que compradores de café americanos adquiram diretamente da Cooperativa Nuevo Futuro, no Departamento de Cauca, na Colômbia.

Além de fornecer essa conexão, a plataforma permite total transparência e rastreabilidade econômica, oferecendo aos compradores e agricultores um preço garantido e pagamentos validados por terceiros.

“Muitas vezes você encontra uma desconexão entre o café e a fazenda”, disse Alexander Barrett, fundador e CEO da iFinca. "O aplicativo fornece aos agricultores uma voz para falar diretamente com consumidores e compradores. Oferece aos baristas e torrefadores a chance de contar uma história completa sobre o café. A nova tecnologia da iFinca finalmente está preenchendo a lacuna e ajudando a criar um relacionamento mais holístico entre as pontas. Ao capacitar os agricultores, podemos criar um futuro melhor para a indústria”, completou.

A iFinca conheceu a Cooperativa Nuevo Futuro através do Café pela Paz, que trabalha para desenvolver, facilitar e promover o comércio de cafés rastreáveis a partir de zonas históricas de conflito na Colômbia, incluindo Cauca. Em dezembro, a Café pela Paz conectou a iFinca à cooperativa, e a empresa concordou em facilitar a compra de 22.000 libras de café verde do Nuevo Futuro em moeda local pelo equivalente a US$ 2,35 por libra, um preço de porta da fazenda 202% acima o preço diário colombiano na época.

A Cooperativa Nuevo Futuro, com sede na cidade de Popayan, capital de Cauca, foi criada em 1996, quando o café começou a ser promovido na área como alternativa às lavouras ilícitas. Depois de comprar o café da Nuevo Futuro em janeiro de 2020, a iFinca treinou cinco agricultores da cooperativa sobre como usar o aplicativo: Alejandro Llanten, Luis Alfonso Medina, Luz Elva Chacon, Reinerio Gomez e Andres Chacon.

Com esse conhecimento, os agricultores puderam rastrear as informações financeiras das compras dos compradores da iFinca e poderão se comunicar com os consumidores finais sobre a cooperativa e seu café.

Os consumidores poderão saborear o café da Cooperativa Nuevo Futuro em breve através das três torrefadoras americanas que compraram os grãos e estão conectadas à cooperativa por meio do aplicativo móvel iFinca: Craft Brew Coffee, em Belleville, Illnois; Xanadu Coffee Company, em Phoenix, Arizona; e The Press Espresso, em Temecula, Califórnia. Os torrefadores receberão o café verde em abril e o adicionarão às suas ofertas em breve.

A iFinca planeja realizar essa conexão nas regiões onde a iniciativa Café pela Paz opera, pagando aos agricultores preços acima do mercado, que ajudam a melhorar seus meios de subsistência.

Café Point

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet