Terça-feira, 2 de junho de 2020
informe o texto a ser procurado

Notícias / Agricultura

Café: Paraná tem pior estiagem dos últimos 50 anos, diz Deral

Ainda que as previsões indiquem chuva para os próximos dias, os produtores já estão sofrendo com a prolongada seca dos últimos 3 meses

23 Mai 2020 - 07:00

Café: Paraná tem pior estiagem dos últimos 50 anos, diz Deral

Foto: Ilustração/Internet

Os produtores de café do Paraná estão enfrentando dificuldades com a seca no estado. Segundo levantamento realizado pelo Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), essa é a maior estiagem dos últimos 50 anos.

Segundo Paulo Franzini, analista do Deral, a prolongada estiagem durante os meses de março, abril e maio causou dificuldades para o produtor, como o enchimento dos grãos, em algumas regiões do estado.

“Choveu em média um terço do normal para o período, então algumas regiões estão sofrendo mais, justamente a principal região produtora, do norte pioneiro. Mas ainda é prematuro falar em perdas quantitativas, porque a colheita está apenas começando”, comentou.

Cerca de 10% da safra do café foi colhida no Paraná, uma safra menor do que a registrada no mesmo período do ano passado, uma das consequências da seca prolongada. Sobre a chegada de chuvas, o analista comentou que “infelizmente chega tarde, mas ela ainda é muito bem vinda. Algumas lavouras de validades mais tardias podem se beneficiar dessas chuvas.”

Canal Rural

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
Sitevip Internet